quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Um simples post


Num mural, algures lá fora, li um dia destes que "...uma "coisa" não é só o que Observamos mas também o que Significa."

Uma frase simples que inconscientemente me fez logo pensar em algo (ou alguém...) que gosto realmente.

Enquanto me afastava do mural, acompanhado em pensamento pelas "coisas" que muito significam para mim, lembrei-me.. E então em que pensarão todos aqueles que também lêem esta mensagem? Em milhões de coisas? Em nada? Pensarão no que eu penso sobre o que eles poderão pensar? Ou será que poucos a lêem com a dignidade que ela merece?

Por isso espero que este post depois de lido (por poucos, é certo) deixe de ser um simples post. Que em primeira análise não tenha grande significado, mas que de uma forma ou outra vos faça pensar em algo a que dão de facto imenso significado.

No momento que desliguem deste post perceberão o verdadeiro significado dele e o peso destas palavras que também me fizeram parar.

Se por outro lado chegaram a este parágrafo sem parar um pouco, então na prática não leram este simples post devidamente. Permitam-me sugerir que voltem ao primeiro parágrafo e fiquem por lá :)


9 comentários:

  1. Muito me fez pensar o 1º parágrafo ...
    Porque hoje em dia é rara a pessoa que quer "ver" para além do que os olhos veêm. Não querem perder tempo... Preferem ver o superficial... Sem grandes questões, interrogações, dúvidas...
    Grande frase!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Acho que é este o verdadeiro desafio que se coloca quando queremos ser felizes. Não basta olhar para as coisas, há que as observar e torna-las unicas, por mais banais que nos pareçam.

    É uma grade Complicação, mas é possivel. Assim haja tempo para Observarmos e não para não nos cingirmos a olhar.

    ResponderEliminar
  3. Isso pode bem ser interpretado de diferentes formas...
    Em primeiro, desde sempre a aparência é o primeiro impacto que temos de tudo e continuará a ser assim mesmo!
    O problema vem quando é dado mais valor ao que observamos do que ao significado que isso possa ter!
    Como se costuma dizer, nem tudo é o que parece...e é uma grande verdade!
    Depois também gosto de acreditar que quem quer saber o que significa, vai procurar por isso...se não o fizer, é porque nem sequer vale a pena!

    ResponderEliminar
  4. DoceSussurro,

    O exercício é mesmo esse, saber observar.
    No entanto também não é por ler esta frase que vamos parar no tempo para observar tudo o que existe e mexe, ou não. Tu não pares :p

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  5. Miss C,

    Será que os infelizes não poderão observar e encontrar significado nas coisas? :|

    Olha que a maioria dos grandes poetas não eram a felicidade em "pessoa" e no entanto observavam melhor que ninguém.

    E mesmo quando não há tempo, arranjamos sempre tempo para Observarmos aquilo que realmente queremos :)

    ResponderEliminar
  6. Elisabete,

    A tua perspectiva é interessante. Transformas a frase quase em "uma coisa não é só o que significa mas também o que observamos"..

    Na minha opinião esta frase põe logo de parte o conceito de aparência. Prefiro interpreta-la dessa forma :)

    ResponderEliminar
  7. Não sei se sou eu que não percebi o teu comentário, ou se foste tu que não interpretaste bem o que eu escrevi :))
    Em todo o caso, pelo menos fiquei a saber que o achas-te interessante :)

    ResponderEliminar
  8. Elisabete,

    Para a "aparência ser o primeiro impacto" significa que estás a observar essa "coisa" pela primeira vez, e julgo que de início nada poderá ter significado de maior. Como dizes, e muito bem, nem tudo o que parece é.

    Eu optei por observar coisas que já conheço e têm grande significado para mim, tu direcionaste a tua observação para coisas novas, que na minha perspectiva logo à partida não poderão ter grande significado.

    Mas é só a minha opinião, está longe de ser regra. E espero não ter voltado a confundir-te :)

    ResponderEliminar
  9. Dai eu ter dito logo de início que o teu texto podia ser interpretado de diferentes maneiras.
    Mas sim, percebi o que quiseste dizer.

    Sou bastante observadora, sempre fui...Mas é como já disse, isso tanto pode ser bom como muito mau...Nem sempre vamos interpretar o que vemos da forma correcta o que nos pode levar a tirar conclusões erradas...

    ResponderEliminar